A noite de Oscars! Amem-na ou odeiem-na, ninguém resiste a falar sobre ela. Sim, são sobrevalorizados, mas nós que adoramos Cinema não conseguimos resistir a gostar pelo menos um pouco, desta noite.
Todas as paixões precisam do seu momento de celebração e este é o nosso. Mesmo que os filmes que achamos que deviam ganhar nem estejam nomeados (se o universo fosse justo, "Drive" devia ganhar pelo menos uns cinco Oscars), e que a escolha dos vencedores esteja recheada de jogos de bastidores, é aquele momento do ano em que a nossa arte de eleição é transportada para as luzes da ribalta, e gostamos disso.
Adoramos tanto dizer mal dos Oscars como adoramos ficar contentes no dia a seguir, quando quem queríamos que ganhasse até ganhou. E por muitos filmes que tenham ficado injustiçados, existem sempre aquelas vitórias que quanto a nós, não podiam ter sido mais merecidas, (a minha é a do "The Lord of the Rings: The Return of the King"). O fundamental parece-me ser que, não há problema em celebrar um pouco os Oscars, desde que não os levemos demasiado a sério.
Portanto, aqui vai mais uma lista de previsões e considerações, a acrescentar aos milhões que circulam hoje nessa Internet:
Melhor Actor Secundário
Christopher Plummer - "Beginners"
Gostei bastante do "Beginners", é um filme fofo e invulgarmente honesto quanto ao tópico das relações humanas. A vitória de Christopher Plummer é uma boa maneira de premiar não só um grande actor que nunca ganhou um Oscar, como mais um daqueles pequenos grandes filmes que escapam ao "grande público".
Melhor Actriz Secundária
Octavia Spencer - "The Help"
Devia ganhar: Bérénice Bejo - "The Artist"
Não vi o popular "The Help", mas com os anos '60 a estarem bastante na moda e a questão do racismo no centro da história, parece-me que Octavia Spencer tem boas hipóteses. E é também para ela que apontam a maioria das previsões.
Mas ei, adorei o "The Artist" e gostava bastante de ver a até agora desconhecida Bérénice Bejo, levar a estatueta, por ter captado tão bem o glamour das estrelas de outros tempos.
Melhor Actor Principal
Jean Dujardin - "The Artist"
Devia ganhar: Gary Oldman - "Tinker Tailor Soldier Spy"
Aposto em Dujardin, mas confesso que estou dividido entre ele e Gary Oldman na categoria do "devia ganhar". Dujardin faz uma interpretação fabulosa que parece ter sido trazida até nós por meio de alguma máquina do tempo, mas grande parte de mim está a torcer por Oldman.
"Tinker Tailor Soldier Spy" é uma obra-prima e um filme de actores com ritmo adulto, o que começa a ser cada vez mais raro. A ausência do filme nas nomeações a Melhor Filme e Melhor Realizador é, a par da ausência de "Drive" (que sempre tem o desconto de ser filme de culto), a grande injustiça deste ano para mim. Dar o Oscar a Oldman daria um reconhecimento ao filme que é mais do que merecido, e coroaria um actor lendário por um dos melhores papéis da sua carreira. Isto é bem mais feliz do que darem-lhe o Oscar por um papel menor daqui a uns anos, ou não lhe darem um Oscar de todo e tentarem compensar esse erro com um "prémio de carreira" ou algo do género.
Melhor Actriz Principal
Viola Davis - "The Help"
Devia ganhar: Michelle Williams - "My Week with Marilyn"
Lá está, não vi "The Help" mas tudo indica que será uma luta entre Meryl Streep e Viola Davis. Davis parece-me ter hipóteses pelos mesmos motivos que Octavia Spencer, e por já ter sido nomeada a um Oscar anteriormente (curiosamente, por "Doubt" em que contracenou com Streep). Meryl Streep tem a favor dela o facto de ser a Meryl Streep, mas tem como contras, ninguém gostar da Margaret Thatcher e ninguém ter gostado muito do seu filme.
Pessoalmente, gostava que ganhasse Michelle Williams. Já foi nomeada, e gostei muito da sua interpretação da icónica Marilyn Monroe. Interpretar quem é talvez a mulher mais icónica do Cinema da forma extraordinária como Williams o fez, é bem merecedor de um Oscar.
Melhor Realizador
Michael Hazanavicius - "The Artist"
Devia ganhar: Martin Scorsese - "Hugo"
Apaixonei-me por ambos os filmes, e formam um parelelo muito interessante. Se "The Artist" redescobre uma técnica quase esquecida, "Hugo" é uma carta de amor ao passado a mostrar o caminho certo para o futuro.
Dividir os Oscars de Melhor Filme e Melhor Realizador entre os dois filmes parece-me ser a forma ideal de fazer justiça a duas obras igualmente belas. Para mim, devia caber a Martin Scorsese a honra de Melhor Realizador, porque continua a precisar de mais Oscars, fez o primeiro uso do 3D que justificou o uso do 3D, e criou com este, algumas das imagens mais belas que me lembro de ver no grande ecrã.
Melhor Filme
"The Artist"
É o que todo o mundo espera, e parece-me mais do que merecido. "The Artist" é um queridinho da crítica que merece ser um queridinho da crítica. É mesmo, mas mesmo um momento mágico de Cinema, e ainda por cima, um que há uns anos atrás, ninguém esperaria ver chegar ao grande ecrã.
Numa altura de tanta inovação, deu-nos a oportunidade de relembrar um Cinema que nunca deveremos esquecer.
. Os X-Men regressam ao fut...
. O "nada fantástico" Homem...
. It's that time of the yea...
. Afinal o "Hugo" não é um ...
. E se não há palavras, há ...
. Não há palavras que o des...
. Drivers
. Inesquecíveis
. LotR: The Fellowship of the Ring
. LotR: The Return of the King
. Heat
. 21 Grams
. The Good, the Bad and the Ugly
. Se7en
. Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl
. Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest
. Big Fish
. Fear and Loathing in Las Vegas
. O Estranho Mundo de Tim Burton
. O Terrível Barbeiro
. 2011
. Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides
. Harry Potter and the Deathly Hallows - Part II
. The Ward
. 2010
. Prince of Persia: The Sands of Time
. Harry Potter and the Deathly Hallows - Part I
. 2009
. Harry Potter and the Half-Blood Prince
. 2008
. Sweeney Todd - The Demon Barber of Fleet Street
. Juno
. U2 3D
. Iron Man
. Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull
. Wanted
. Hancock
. The X-Files: I Want to Believe
. WALL·E
. 2007
. Babel
. 300
. Sunshine
. TMNT
. Pirates of the Caribbean: At World's End
. Fantastic Four - Rise of the Silver Surfer
. Zodiac
. Harry Potter and the Order of the Phoenix
. Next
. Stardust
. National Treasure: Book of Secrets
. 2007 - DVD
. Shooter
. 2006
. Eragon
. Na Prateleira
. Charlie and the Chocolate Factory
. Tarzan
. Déjà Vu
. Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
. eXistenZ
. Séries
. House
. TOP's
. TOP 5 - Personagens Digitais
. TOP 5 - John Carpenter - Os Filmes
. Semelhanças
. Detectives Por Conta Própria
. Profissões do Cinema
. Outros Pensamentos
. Cooperações
. Blogs
. Cineblog
. Cinemajb
. Cinematograficamente Falando
. CINEROAD
. Close-Up
. Deuxieme
. Gonn1000
. Hotvnews
. O Homem Que Viveu Duas Vezes
. Fontes
. /Film
. Empire
. IMDb
. Joblo
. MovieWeb
. YouTube